Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A percepção de puérperas sobre a assistência recebida no pré-natal / The perception of puerperal women about the assistance received during prenatal care / La percepción de puérperas sobre la asistencia recibida durante los cuidados prenatales

Bezerra, Tamires Barbosa; Oliveira, Camila Almeida Neves de.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(2): [1-20], jul. 2021.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1290874

Objetivo:

conhecer a percepção de puérperas atendidas em um Centro de Parto Normal sobre a assistência recebida no pré-natal.

Método:

pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu em um Centro de Parto Normal por meio de entrevista semiestruturada com 16 puérperas, sendo os resultados submetidos à análise de conteúdo. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética mediante CAAE 21379919.3.0000.5037.

Resultados:

na ótica das puérperas, o atendimento pré-natal viabilizou a construção de vínculo com a equipe de saúde através de uma assistência humanizada, prevalecendo a satisfação com a assistência recebida na gestação. No entanto, o estudo sinalizou a existência de fragilidades no tocante ao acesso às unidades de saúde e ao tempo de espera para a realização dos exames solicitados no pré-natal.

Conclusão:

é preciso avançar para alcançar efetivamente a qualidade da assistência pré-natal e aprimorar as práticas profissionais da atenção primária para atender às expectativas das mulheres durante a assistência no período gravídico.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1
Selo DaSilva