Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunicação na prevenção e controle de dengue, chikungunya e Zika: um panorama analisado junto à população brasileira / Communication in prevention and control to dengue, chikungunya, and zika: a panorama analyzed with the brazilian population / Comunicación en la prevención y control del dengue, chikungunya y zika: un panorama analizado con la población brasileña

Andrade, Natália Fernandes de; Jesus, Elizabeth Alves de; Albarado, Ádria Jane; Costa, Luana Dias da; Alvarenga, José da Paz Oliveira; Sousa, Maria Fátima de; Mendonça, Ana Valéria Machado.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(7, supl 1): 22-29, out. 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1293333

Objetivo:

Compreender a comunicação na prevenção de arboviroses no Brasil por meio da análise da percepção de comunidades de 17 municípios das cinco regiões brasileiras sobre as campanhas audiovisuais veiculadas pelo Ministério da Saúde sobre dengue, chikungunya e Zika no período de 2014 a 2018.

Método:

Pesquisa qualitativa, que articula as pesquisas bibliográfica, documental e ação. Associando-se à pesquisa-ação a participação coletiva de debate entre os sujeitos, que se expressam, escutam seus pares e a si mesmos por meio do exercício reflexivo. Adotou-se a análise de conteúdo temática. Os diálogos gravados, foram transcritos, categorizados e interpretados.

Resultados:

Emergiram as seguintes categorias de análise Forma de acesso ao conteúdo das campanhas de comunicação; Natureza estética das mensagens analisadas; Identificação com o público, situações e mensagens das campanhas; e, Avaliação da qualidade do material no cumprimento de seus objetivos.

Conclusões:

Observou-se a necessidade de descentralizar ações de comunicação, investindo em estratégias interpessoais e comunitárias considerando contextos locais. Considera-se que o alerta de perigo é importante em situações de riscos, mas faltam habilidades aos comunicadores envolvidos. A população entende que campanhas direcionadas são mais efetivas, todavia demanda estratégias mais informativas e educativas para prevenção de arboviroses. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva