Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Síndrome de Down e patologias associadas: uma revisão narrativa da literatura / Down syndrome and associated pathologies: a narrative review of the literature / Síndrome de Down y patologías asociadas: una revisión narrativa de la literatura

Alvarez, Tatiana Batista Sanchez; Marques, Dionasson Altivo.
REVISA (Online) ; 10(3): 493-500, 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1337550

Objetivo:

identificar por meio de uma revisão narrativa de literatura as patologias mais recorrentes em indivíduos com Síndrome de Down.

Método:

trata-se de uma revisão narrativa. Realizou-se um levantamento da literatura no Portal Pubmed e nas bases de dados de publicações científicas indexadas Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Portal PubMed, usando os descritores "Down's syndrome", "Pathologies", "Trisomy 21", "Intellectual Disability", "Clinical manifestations".

Resultados:

foram encontrados 696 artigos, dos quais 24 foram analisados na íntegra, destes, foram selecionados 9 artigos que compuseram a amostra desta revisão. A maioria dos estudos selecionados mensurou as características fenotípicas peculiares nos indivíduos com essa anomalia, a saber olhos oblíquos, orelhas baixas, braquidactilia, hipotonia, baixa estatura, braquicefalia, fissuras oblíquas na pálpebra, epicanto, manchas de Brushfield na íris, dentre outras.

Conclusão:

torna-se necessária uma atenção e acompanhamento regular dos profissionais de saúde acerca das patologias malignas, doenças autoimunes e inflamatórias que acometem as pessoas com SD.
Biblioteca responsável: BR2040.1
Selo DaSilva