Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pigmented lesions of the oral mucosa: epidemiological survey of 172 cases with focus on differential diagnosis / Lesões pigmentadas da mucosa oral: estudo epidemiológico de 172 casos com foco no diagnóstico diferencial

Severo, Mara Luana Batista; França, Glória Maria de; Diniz, Martha Nayara de Oliveira; Silveira, Éricka Janine Dantas da; Costa, Antônio de Lisboa Lopes.
J. Oral Investig ; 9(2): 21-32, jul.-dez. 2020. ilus, tab, graf
Artigo em Inglês | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1342439
O objetivo da pesquisa é realizar um estudo retrospectivo de lesões pigmentadas na mucosa bucal e discutir aspectos importantes de seu diagnóstico e tratamento diferenciado na prática odontológica.

Métodos:

Trata-se de um estudo retrospectivo descritivo de lesões pigmentadas na cavidade oral que foram registradas e diagnosticadas na clínica de Estomatologia e laboratório de Patologia Oral por um período de 28 anos.

Resultados:

Ocorreram 172 casos de lesões pigmentadas em um total de 13.743 registros, correspondendo a uma prevalência de 1,25% neste serviço. O sexo feminino foi responsável por 61,6% dos casos. A faixa etária mais afetada foi de 31 a 40 anos (23,8%). A localização anatômica mais comum envolvida foi a mucosa da bochecha (20,19%), seguida pelo lábio inferior (19,2%) e crista alveolar (15,2%). Tatuagem de amálgama e mácula melanótica (33,1%) foram as lesões pigmentadas mais comuns, seguidas por nevo melanocítico (21,6%). A falta de algumas informações nos formulários de solicitação de biópsia foi a principal limitação do estudo.

Conclusão:

Lesões orais pigmentadas eram incomuns no serviço analisado, provavelmente porque nem todas foram encaminhadas para análise histopatológica. No entanto, um diagnóstico correto é importante para que os pacientes recebam tratamento adequado(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1
Selo DaSilva