Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O uso do plano de parto por gestantes no pré-natal: uma revisão de escopo / El uso del plan de parto por mujeres embarazadas en prenatal: una revisión del alcance / The use of the birth plan by pregnant women in prenatal care: a scoping review

Trigueiro, Tatiane Herreira; Pardo, Helene Nicolle; Berteloni, Glauciane Marques de Assis; Franco, Caroline Sampaio; Wall, Marilene Loewen; Souza, Silvana Regina Rossi Kissula.
REME rev. min. enferm ; 25: e1391, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1346850
RESUMO

Objetivo:

identificar a literatura existente sobre a elaboração e utilização do plano de parto.

Método:

trata-se de revisão de escopo construída com base na estratégia PCC, sendo "P" a população (gestantes), "C" o conceito (plano de parto) e "C" o contexto (pré-natal). A busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Scopus e BVS. Foram incluídos estudos na íntegra em inglês, espanhol ou português, que envolvessem a temática do plano de parto e tenham sido publicados até dezembro de 2019. Os dados foram coletados de outubro a dezembro de 2019. Os textos selecionados foram lidos na íntegra e extraídos dados de caracterização da produção, principais resultados e foi destacado o uso do plano de parto.

Resultados:

a amostra final foi de 27 artigos elegíveis, os quais foram organizados conforme o fluxograma de Itens de Relatórios Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Metanálises. Em sua maioria os artigos foram publicados em 2019 (n=6) e com origem nos Estados Unidos (n=9), seguido pela Inglaterra (n=3). O principal tema encontrado foi sobre o uso do plano de parto e sua relação com a satisfação, empoderamento e melhoria da experiência das gestantes.

Conclusão:

o uso do plano de parto é um incentivo a toda a equipe profissional para o cumprimento dos acordos realizados com a gestante e sua família, modificando as práticas de cuidado no parto nas instituições de saúde e tornando-as mais respeitosas.
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva