Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Care management in primary health care: a constructivist grounded theory / Gestión de la atención en la atención primaria de salud: una teoría basada en datos constructivista / Gestão do cuidado na atenção primária à saúde: uma teoria fundamentada nos dados construtivista

Paes, Lucilene Gama; Fermo, Vivian Costa; Figueiredo, Maria do Céu Aguiar Barbieri de; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de.
Texto & contexto enferm ; 30: e20200578, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1347925
RESUMO

Objetivo:

compreender a gestão do cuidado na atenção primária à saúde alicerçado nos significados atribuídos pelos trabalhadores que atuam neste contexto e construir um modelo teórico-explicativo.

Método:

pesquisa qualitativa com base na Teoria Fundamentada nos Dados construtivista, desenvolvida na rede de atenção primária à saúde de um município localizado no sul do Brasil. Os participantes foram selecionados de forma indutiva segundo a amostragem teórica, totalizando 37 trabalhadores, divididos em quatro grupos amostrais. Coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, de janeiro de 2017 a novembro de 2018. A análise dos dados ocorreu em duas fases codificação inicial e codificação focalizada. Os códigos iniciais foram classificados, sintetizados e integrados para o desenvolvimento das categorias, as quais articuladas, deram origem ao modelo. Para suporte da análise, empregou-se o software Nvivo®11.

Resultados:

o fenômeno central "Gerenciando o cuidado na atenção primária à saúde" foi sustentado por quatro categorias "Organizando a gestão do cuidado", "Implementando a gestão do cuidado no âmbito assistencial", "Relacionando-se com outros sujeitos para a gestão do cuidado" e "Articulando-se social e politicamente". Estas categorias compuseram o modelo teórico apoiado na constituição de quatro dimensões interdependentes organizacional, relacional, assistencial e social-política.

Conclusão:

a gestão do cuidado, concretizada no cotidiano do trabalho, revela-se numa variabilidade de práticas, condições e situações que integram o entrelaçado mundo do trabalho e da vida dos usuários e trabalhadores dos serviços de saúde. O modelo auxilia os envolvidos na gestão do cuidado na APS para ampliação e fortalecimento de práticas de cuidado comprometidas com os usuários.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva