Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes sociais de saúde e autoeficácia de mães/cuidadores para prevenção da diarreia / Determinantes sociales de salud y autoeficacia de madres/cuidadores para prevención de diarrea / Social determinants of health and self-efficacy of mothers/caregivers for preventing diarrhea

Mendes, Elizamar Regina da Rocha; Paula, Paulo Henrique Alexandre de; Lima, Kamila Ferreira; Almeida, Paulo César de; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa; Melo, Emanuella Silva Joventino; Barbosa, Lorena Pinheiro.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 34: eAPE000615, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1349862
Resumo Objetivo Verificar associação entre os determinantes sociais de saúde e os níveis de autoeficácia de mães ou cuidadores para prevenção da diarreia infantil. Métodos Estudo transversal realizado com 363 mães ou cuidadores de crianças menores de cinco anos, acompanhadas em unidade de Atenção Primária à Saúde. Para coleta de dados, utilizaram-se o formulário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil. Realizou-se o teste Qui-Quadrado e como medida de associação a razão de chances. Resultados Verificou-se que mães ou cuidadores com idades de 15 a 29 anos tiveram 1,6 vezes mais chances de apresentarem autoeficácia moderada, com significância estatística para o determinante individual "faixa etária" (p=0,017). Os participantes com determinantes intermediários "destino do lixo" e "origem da água do domicílio" inadequados tiveram, respectivamente, 3,5 e 2,8 vezes mais chances de apresentarem autoeficácia moderada. Conclusão O Determinante Social de Saúde "faixa etária" aumenta a chance de mães ou cuidadores apresentarem autoeficácia moderada para prevenção da diarreia infantil. Portanto, cabe aos enfermeiros uma maior ênfase em orientar as mães ou cuidadores, principalmente os mais jovens sobre a prevenção da diarreia e realizar ações educativas que visem aumentar a autoeficácia destes.
Biblioteca responsável: BR1.2
Selo DaSilva