Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Benefícios da ozonioterapia no tratamento de úlceras nos pés em pessoas com diabetes mellitus / Benefits of ozone therapy in the treatment of foot ulcers in people with diabetes mellitus / Beneficios de la ozonoterapia em el tratamento de las úlceras del pie en personas com diabetes mellitus

Batista, Francisco Walyson da Silva; de Araújo, Thiago Moura; Brandão, Maria Girlane Sousa Albuquerque; Ponte, Vanessa Aguiar.
Estima (Online) ; 19(1): e1821, jan.-dez. 2021. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1352425

Objetivo:

Identificar os benefícios da ozonioterapia no tratamento de úlceras nos pés de pessoas com diabetes mellitus.

Métodos:

Revisão de literatura realizada nas bases de dados CINAHL, CochraneLibrary, LILACS, PUBMED, SciELO, SCOPUS e Web of Science, no período de abril a maio de 2020. Em cada base de dados, os descritores controlados foram delimitados nos Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings, definidas as palavras-chaves Ozônio (Ozone) e Pé Diabético (Diabeticfoot), com auxílio do operador booleano AND.

Resultados:

Houve a seleção de 14 estudos primários. A maioria dos estudos possui nível II de evidência, publicados em inglês, em distintos periódicos, oriundos de diversas partes do mundo. Foram identificados 15 benefícios da ozonioterapia para o tratamento de úlceras nos pés, com predomínio de aumento do tecido de granulação e intensificação no progresso do reparo tecidual.

Conclusão:

O uso da ozonioterapia apresentou diversos benefícios no progresso do reparo tecidual de úlceras nos pés em pessoas com diabetes, aumentando o tecido de granulação, promovendo atividades antissépticas e bactericidas e prevenindo o estresse oxidativo.
Biblioteca responsável: BR1980
Selo DaSilva