Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experience of caries and tooth loss in rural citrus workers in Northeast Brazil / Experiência de cárie e perda dentária de trabalhadores rurais da citricultura no Nordeste brasileiro

Rocha, Daniel Maranha da; Rocha, Milena Cerqueira da; Barbosa-Lima, Ricardo; Menezes, Vanessa Nascimento; Alvim-Pereira, Fabiano; Mendonça, Adriano Augusto Melo de.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 9(1): 1-5, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1352544
Objetivo: Avaliar a experiência de cárie e perda dentária de trabalhadores rurais da citricultura no Nordeste brasileiro. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo, realizado com amostra não probabilística de citricultores rurais vinculados ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Foram aplicados questionários (generalista e odontológico), e exames clínicos foram realizados por dois examinadores calibrados em 619 participantes em Unidades Básicas de Saúde, para estabelecer o índice CPO-D da amostra e detalhar suas características de interesse. Resultados: A amostra foi predominantemente masculina (71%), com adultos jovens entre 20 e 40 anos (50,9%), com baixa escolaridade (76%) e baixa renda (59,3%). O índice CPO-D médio da amostra foi de 14.29, e o componente relativo à perda dentária (P) de 9.97, correspondendo a aproximadamente 70% desse valor. Além disso, 90,1% dos participantes avaliados tiveram perdas de, pelo menos, um elemento dentário, e 27,8% tiveram perda funcional com menos de 21 dentes na cavidade oral, enquanto 86,3% afirmaram nunca ter frequentado um serviço de saúde bucal. Dos participantes que já frequentaram, 83,6% foram há mais de seis meses, motivados por dores (43,8%) e cárie (14,7%). Conclusões: Os citricultores rurais avaliados apresentaram experiências negativas com cárie dentária e alto índice de perda funcional dos dentes, tornando-os vulneráveis aos desequilíbrios do sistema estomatognático e evidenciando a necessidade de prevenção e promoção da saúde bucal.
Biblioteca responsável: BR1780.2
Selo DaSilva