Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violent situations during the COVID-19 pandemic

Both, Luciane Maria; Santi, Rafaela Silva; Kerber, Natália; Zoratto, Gustavo; Favaretto, Taís Cristina; Zatti, Cleonice; Calegaro, Vitor Crestani; Freitas, Lúcia Helena.
Rev. Bras. Psicoter. (Online) ; 23(1): 91-106, 20210000.
Artigo em Inglês | LILACS, Index Psi (psicologia) | ID: biblio-1352585

INTRODUÇÃO:

A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) alterou o estilo de vida da população em geral, principalmente através das medidas de distanciamento e isolamento adotadas para contenção do avanço da doença. Estas medidas geraram uma série de estressores, dentre eles o aumento da violência doméstica.

OBJETIVO:

Identificar a ocorrência de violência doméstica durante o isolamento decorrente da pandemia de COVID-19 no Brasil, a sua associação com questões relacionadas à saúde mental e traços mal adaptativos de personalidade.

MÉTODO:

Estudo não probabilístico, composto por uma amostra de 3625 participantes que foram avaliados através do PCL-5, DASS-21, PID-5-BF e AUDIT-C. Instrumentos aplicados on-line no período entre 22 de abril de 2020 a 08 de maio de 2020.

RESULTADOS:

379 (13%) dos respondedores sofreu algum tipo de situação adversa durante o distanciamento social. Os participantes que vivenciaram violência possuem maior consumo de álcool (p=0,004), maior gravidade dos sintomas relacionada ao diagnóstico de TEPT (p<0,01), maior presença de sintomas de ansiedade (p<0,001), depressão (p<0,001), em relação àquelas que não sofreram. Demonstraram ainda possuir, de acordo com o PID-5, escores mais elevados de traços mal adaptativos de personalidade, como afetividade negativa (p<0.001), distanciamento (p<0.001), antagonismo (p<0.001), desinibição (p < 0.001) e psicoticismo (p<0.001).

CONCLUSÃO:

O isolamento devido a pandemia está causando grande impacto na saúde mental das pessoas, especificamente naquelas que sofreram violência. É necessário, junto ao órgão públicos e privados, criar estratégias visando uma escalada de intervenções relacionadas ao impacto da pandemia, sobretudo ampliando espaços de escuta no setor de saúde e na assistência social.(AU)
Biblioteca responsável: BR556.1
Selo DaSilva