Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento de chatbot para adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis / Development of chatbot for adolescents about sexually transmitted infections / Desarrollo de chatbot para adolescentes acerca de infecciones de trans misión sexual

Mendonça, Valdenia de Melo; Mendonça, Andréia de Melo; Maciel, Nathanael de Souza; Matos, Marcela de Freitas; Sousa, Ismael Moreira de; Oliveira, Antônio Wendel Nogueira; Carvalho, Carolina Maria de Lima; Sousa, Leilane Barbosa de.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(3): 533-539, dez. 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1352768

Objetivo:

Desenvolver um chatbot para adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis.

Método:

Trata-se de um estudo de desenvolvimento, que utilizou a ferramenta Manychat, para entregar mensagens de forma automatizada, por meio de uma Fanpage no Facebook®. O estudo foi desenvolvido de janeiro a maio de 2020. Foram adotadas duas etapas para o desenvolvimento do conteúdo elaboração de diálogos, em que se criou um script da conversação e organização do diálogo, estruturada por meio de abertura, desenvolvimento e fechamento.

Resultados:

A tecnologia desenvolvida, para promover saúde sexual e prevenir IST em adolescentes, foi denominada "Chatbot Val" e utiliza o nome de usuário do Facebook®, para tornar a conversação mais pessoal. As boas vindas são dadas após o usuário selecionar a opção "começar" ou escrever algumas das palavras-chaves. O usuário pode acessar o menu com informações sobre HIV, sífilis, HPV, cancro mole, tricomoníase, clamídia e gonorreia. A ferramenta tem a função de reconhecer palavras-chaves que indiquem violência sexual ao adolescente.

Conclusão:

O Chatbot Val buscou disponibilizar orientações adequadas sobre infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes em qualquer local e hora, com percepção de confidencialidade e por meio de simulador de conversação, sendo uma tecnologia educativa de amplo alcance. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva