Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O preparo do terço cervical e médio na endodontia contemporânea / Preparation of cervical and middle thirds in contemporary endodontics

Brito, Marcella Andrade; Araújo, Danilo Barral de; Matta, Mônica Cardoso da.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 20(3): 431-435, dez 20, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1354283

Introdução:

o tratamento endodôntico representa a terapia que trata as doenças pulpares e periapicais. O sucesso desse tratamento pode estar relacionado com o preparo do terço cervical e médio e a sua realização ou não contempla uma das vertentes da Endodontia contemporânea.

Objetivo:

identificar a prevalência de endodontistas que realizam o preparo cervical e médio, assim como as principais repercussões dentárias causadas por essa etapa, relacionando-as com instrumentos elencados neste estudo.

Metodologia:

trata ­ se de uma pesquisa observacional transversal que avalia, através de formulário online, a prevalência de endodontistas que realizam o pré-alargamento cervical e médio. O formulário foi enviado entre os dias 1º e 30 de junho de 2021, pela plataforma Google Forms. A amostra foi composta por 102 endodontistas de ambos os gêneros. O formulário apresenta questões de gênero, idade e questionamento sobre tempo de formação e trabalho.

Resultados:

verificou-se que 93,1% dos entrevistados alegaram realizar o preparo cervical e médio e a maioria, 67 respondentes, não acreditam que ele tem relação com o enfraquecimento dental. Para tal procedimento, a instrumentação rotatória é a mais utilzada com 54,9%.

Conclusão:

o preparo cervical e médio é uma etapa operatória presente na maioria dos tratamentos endodônticos e sua realização pode estar relacionada com o enfraquecimento dental, no entanto, isso não promove o insucesso do tratamento e, de acordo com os entrevistados, os instrumentos rotatórios são os mais utilizados para essa etapa.
Biblioteca responsável: BR342.1
Selo DaSilva