Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perceptions of primary health care workers regarding violence against women / Percepciones de los profesionales de la atención primaria de la salud sobre la violencia contra la mujer / Percepções dos profissionais da atenção primária à saúde sobre a violência contra mulher

Silva, Ariana Sofia Barradas da; Silva, Mara Regina Santos da; Semedo, Deisa Salyse dos Reis Cabral; Fortes, Daniela Claudia Silva; Santos, Alessandro Marques dos; Fonseca, Kateline Simone Gomes.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210097, 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1356733
RESUMO Objetivo: Identificar a percepção dos profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde acerca da Violência Contra Mulher. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, desenvolvida com 23 profissionais de saúde que atuam em três Centros de Saúde da Cidade da Praia, Cabo Verde, África. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, por videoconferência, no período de novembro a dezembro de 2020. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: Foram identificadas três categorias: a violência contra a mulher circunscrita a agressão física; a violência como um fenômeno decorrente da dependência econômica; e a culpabilização da vítima pela situação de violência. Conclusão: A visão reducionista da violência delimitada ao dano físico, associada a fatores econômicos e culpabilização da vítima, ajuda a desvendar as percepções que embasam as práticas dos profissionais da saúde com mulheres vítimas de violência e serve de subsídios para o planejamento da necessária educação continuada nos serviços de Atenção Primária à Saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1
Selo DaSilva