Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Farmacêutico na farmácia básica: garantia de qualidade na assistência farmacêutica? / Pharmacist in Primary Health Care: quality assurance in Pharmaceutical Services?

Reis, Tiago Marques; Rocha, Lara Daniela Moreira; Dutra, Camila Campos; Ferreira, Luana Silva; Mendonça, Simone Araújo Medina; Maduro, Lauro César da Silva; Vieira, Liliana Batista.
Rev. APS ; 23(2): 473-479, 2021-06-23.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1357773
A Assistência Farmacêutica se volta à promoção, proteção e recuperação da saúde por meio de atividades técnico-gerenciais e clínico-assistenciais. A atuação do farmacêutico nas unidades básicas de saúde parece favorecer esse processo, embora alguns municípios optem por não o incluir no quadro de recursos humanos das farmácias na atenção primária à saúde. Nesse contexto, ao realizar uma pesquisa para avaliar o acesso e o uso dos medicamentos em municípios de Minas Gerais, nosso grupo de pesquisa verificou que a presença do farmacêutico nas farmácias básicas tem influenciado sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos nesses estabelecimentos. Um instrumento padronizado foi utilizado na coleta de dados e indicadores foram selecionados para avaliar qualidade no âmbito técnico-gerencial e clínico-assistencial. Como resultado, observou-se que a presença do farmacêutico nesses estabelecimentos não influenciou sobre a qualidade da Assistência Farmacêutica. Lacunas na formação desses profissionais podem estar comprometendo a atuação do farmacêutico em consonância com as necessidades do Sistema Único de Saúde.
Biblioteca responsável: BR378.1
Selo DaSilva