Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

An antimicrobial activity of oil extracted from Saara hardwickii / Atividade antimicrobiana do óleo extraído de Saara hardwickii

Arshad, M; Ruby, T; Shahzad, M. I; Alvi, Q; Aziz, M; Sahar, S; Amjad, R; Waheed, A; Muhammad, S. G; Shaheen, A; Ahmed, S.
Braz. j. biol ; 84: e253508, 2024. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-1360218
O presente trabalho de pesquisa apresenta a importância antiviral e antibacteriana da gordura corporal de Saara hardwickii, comumente chamado de lagarto de cauda espinhosa. O óleo foi extraído de gorduras corporais localizadas na região ventral desse animal usando hidrocarbonetos, por exemplo, n-hexano, metanol, butanol e acetato de etila, como solvente. A atividade antibacteriana do óleo do lagarto foi testada em linhagens padrão e multirresistentes de Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Proteus vulgaris, de forma isolada e com antibiótico ampicilina. Para o potencial antibacteriano, acetato de etila e extrato de butanol apresentaram melhor zona de inibição (7 mm) com P. aeruginosa e S. aureus, respectivamente. Para o potencial antiviral, o extrato de butanol e o extrato de metanol apresentaram melhor título de hemaglutinação de 4 com as cepas virais NDV e IBV, respectivamente. Conclui-se que o óleo do lagarto possui potencial antimicrobiano contra diferentes cepas de patógenos (vírus e bactérias).
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1
Selo DaSilva