Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Death of children by domestic accidents: unveiling the maternal experience / Muerte de niños por accidentes domésticos: desvelando la experiencia materna / Morte de crianças por acidentes domésticos: desvelando a experiência materna

Bezerra, Maria Augusta Rocha; Rocha, Ruth Cardoso; Rocha, Karla Nayalle de Souza; Moura, Diogo Filipe Santos; Christoffel, Marialda Moreira; Souza, Ivis Emília de Oliveira; Rocha, Silvana Santiago da.
Rev. bras. enferm ; 75(4): e20210435, 2022.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1360872
RESUMO

Objetivos:

desvelar os sentidos de mães cujos filhos morreram em decorrência de acidentes domésticos na infância.

Métodos:

pesquisa qualitativa, à luz da fenomenologia heideggeriana, com dez mães cujos filhos morreram por acidentes domésticos. Realizou-se em município da Região Nordeste do Brasil mediante entrevista fenomenológica entre maio e junho de 2017. A analítica existencial constituiu-se pelos momentos compreensivos do método heideggeriano.

Resultados:

os sentidos desvelados apontaram que, para compreender a morte repentina do filho, a mãe oscila entre sentir-se culpada, apontar e negar culpados. Refere vazio, dor permanente, não aceitação da morte do filho e desejo de mantê-lo em seu vivido. Nesse caminhar, revela-se o medo que traz limitações para sua vida e a de seus outros filhos. Considerações Finais desvelou-se que a morte do filho na infância compromete a integralidade do ser mãe, indicando a necessidade de cuidado sistematizado e contínuo para a condução adequada dos efeitos emocionais e sociais.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva