Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos clínico-epidemiológicos de niños ingresados por sospecha de COVID-19 en Camagüey / Aspectos clínico-epidemiológicos de crianças internadas por suspeita de COVID-19 em Camagüey / Clinical-epidemiological aspects of children admitted for suspected COVID-19 in Camagüey

Fernández-Brizuela, Ener de Jesús; Navarro-Huertas, María Emilia; Hernández-Rodríguez, Mayelín; Ramos-González, Noslando de Jesús; Alfonso-Quiroga, Ellen.
Rev. inf. cient. ; 100(6)2021 Nov- dic. tablas, gráficos
Artigo em Espanhol | LILACS, CUMED | ID: biblio-1361808

Introdução:

em Cuba, mantém-se em nível comunitário a vigilância e busca ativa dos casos e seus contatos e, posteriormente, seu acompanhamento nos serviços de saúde organizados em território nacional. Essas ações em idade pediátrica constituem uma preocupação das autoridades de saúde.

Objetivo:

descrever o comportamento das principais variáveis clínico-epidemiológicas das crianças atendidas no hospital de campanha Villa Azucarera, em Camagüey, no período de 4 de março a 17 de abril de 2021.

Método:

foi realizado um estudo descritivo transversal - estudo seccional dos 287 pacientes internados no referido hospital com critérios diagnósticos de suspeita de COVID-19 nas áreas de saúde da província. Foram analisadas as variáveis idade, sexo, critérios epidemiológicos, resultado do RT-PCR, critérios clínicos e diagnóstico de alta nos casos negativos no teste confirmatório.

Resultados:

do total de pacientes, 29 (10,1 porcento) foram positivos para SARS-CoV-2. Predominaram os contatos de casos confirmados (43,2 porcento). A rinorreia foi o sintoma mais frequente (13; 44,8 porcento). O resfriado comum (53,9 porcento) e a síndrome febril inespecífica (15,1 porcento) foram os diagnósticos mais frequentes nos pacientes negativos.

Conclusões:

a idade e o sexo não apresentam diferenças significativas entre os suspeitos e os confirmados, as manifestações clínicas são semelhantes nos dois grupos com predomínio de febre e sintomas respiratórios superiores, embora sejam descritas outras manifestações digestivas e neurológicas. O contato com os casos confirmados é o principal fator epidemiológico relacionado ao diagnóstico da doença(AU).
Biblioteca responsável: CU419.1
Selo DaSilva