Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hospitalizações infantis por condições sensíveis à atenção primária / Child hospitalizations by sensitive conditions to primary care

Amaral, Jackeline Vieira; Maia, Janainna Maria; Ribeiro, Márcia Gabriela Costa; Araujo Filho, Augusto Cezar Antunes de; Rocha, Silvana Santiago da.
Rev. enferm. UFPI ; 8(4): 41-46, nov.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1366834

Objetivo:

Analisar a evolução temporal das taxas de hospitalizações, de crianças menores de cinco anos, por condições sensíveis à atenção primária no Piauí, no período de 2003 a 2012.

Metodologia:

Trata-se de estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo, realizado a partir de dados secundários de uma plataforma pública nos meses de abril e maio de 2019. As taxas de hospitalizações de crianças menores de cinco anos foram estratificadas por ano de ocorrência, grupo de causa sensível e faixa etária.

Resultados:

Evidenciou-se que crianças menores de um ano apresentaram taxa total de internações por condições sensíveis à atenção primária maior que crianças com idade entre um e quatro anos de idade. As principais causas de hospitalizações por condições sensíveis à atenção primária estão relacionadas às gastroenterites infecciosas e suas complicações.

Conclusão:

Considerando as faixas etárias analisadas, apesar de flutuações, ambas tiveram decréscimo nas taxas de internações por condições sensíveis à atenção primária no período analisado. Apesar disso, ainda são consideradas elevadas, uma vez que as condições com maior número de hospitalizações correspondem a situações que possuem medidas, disponíveis na Atenção Primária à Saúde, tanto para prevenção e controle como tratamento resolutivo.
Biblioteca responsável: BR5.1
Selo DaSilva