Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Association between Anxiety and Sleepiness in Medical Students of the University of Guadalajara (Mexico) / Asociación entre ansiedad y somnolencia diurna en estudiantes de medicina de la Universidad de Guadalajara (México) / Associação entre ansiedade e sonolência diurna em estudantes de medicina da Universidade de Guadalajara (México)

González-Heredia, Omar Nahum; Hernández-Corona, Diana Mercedes; González-Ramírez, Leivy Patricia; Vazquez Jáuregui, Adriana Iveth; Valle Reyes, Araceli; Aguilar Alarcón, Mónica Daniela; González-Heredia, Tonatiuh.
Rev. cienc. salud (Bogotá) ; 20(1): 1-12, ene.-abr. 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1367557

Introdução:

estudantes de medicina podem ser potencialmente considerados um grupo vulnerável em ter-mos de risco aumentado para ansiedade e distúrbios do sono. Isso pode ser causado por altas demandas acadêmicas e altos níveis de estresse. No entanto, há poucas informações sobre a relação entre ansiedade e sonolência diurna excessiva entre estudantes de medicina e os efeitos potencialmente negativos que essa relação pode ter sobre a saúde e o desempenho acadêmico dos alunos. O objetivo foi identificar a associação entre ansiedade e sonolência diurna excessiva em estudantes de medicina da Universidade de Guadalajara (Mêxico).

Materiais e métodos:

estudo transversal, avaliando 173 alunos entre janeiro e abril de 2019. A Escala de Sonolência de Epworth (ponto de corte = 10) foi utilizada para a determina-ção da sonolência diurna excessiva, enquanto os sintomas de ansiedade foram medidos por meio do Inventário de Ansiedad de Beck (ponto de corte = 8). Qui-quadrado e prova exata Fisher foram usados para análise estatística. Um valor de p < 0,05 foi considerado estadísticamente significativo.

Resultados:

foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os alunos ao comparar a presença e ausência de sonolência diurna excessiva e ansiedade com um valor de p = 0,036 e um Odds Ratio de 2,16.

Conclusão:

foi encontrada alta prevalência de ansiedade e insônia no grupo de estudantes de medicina avaliados. Além disso, verificou-se que os alunos que sofrem de ansiedade têm maior probabilidade de desenvolver sonolência diurna excessiva
Biblioteca responsável: CO285.1
Selo DaSilva