Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relación entre hábitos de estudio y estrés académico en los estudiantes universitarios del área de Ciencias Básicas de Lima (Perú) / Relationship between Study Habits and Academic Stress in University Students of the Basic Sciences area of Lima (Peru) / Relação entre hábitos de estudo e estresse acadêmico em estudantes universitários da áreade Ciências Básicas de Lima (Peru)

Solano Dávila, Olga Lidia; Salas Vásquez, Betty Janeth; Manrique Flores, Sonia Maribel; Núñez Lira, Luis Alberto.
Rev. cienc. salud (Bogotá) ; 20(1): 1-15, ene.-abr. 2022. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1367559

Introdução:

no presente trabalho foram analisados os hábitos de estudo, o estresse acadêmico e a rela-ção entre eles em alunos de uma universidade estadual de Lima. Materiais e

métodos:

utilizou-se um estudo transacional, descritivo e correlacional com amostra probabilística composta por 316 alunos. Os dados foram coletados em junho 2019, por meio de dois instrumentos de pesquisa o inventário de estresse acadêmico de Barraza e o inventário de hábitos de estudo de Vicuña. Para a análise estatística, o coeficiente de correlação de Spearman foi utilizado para determinar se havia relação entre hábitos de estudo e estresse acadêmico.

Resultados:

os resultados mostram que 77% dos alunos apresentam um nível de estresse de moderado a profundo; quanto aos hábitos de estudo, 13% têm hábitos de estudo de um nível muito negativo a negativo, isto significa que os alunos demonstram que as suas estratégias e técnicas habituais de obtenção de informação e a forma como realizam as suas tarefas não lhes permitem obter um resultado óptimo, enquanto 57.6% têm hábitos com tendência negativa. Da mesma forma, hábitos de estudo e estresse acadêmico mostraram-se diretamente relacionados (p < 0.05).

Conclusões:

os hábitos de estudo estão positivamente relacionados a estressores acadêmicos e reações ou sintomas; no entanto, eles não estão relacionados às estratégias de enfrentamento
Biblioteca responsável: CO285.1
Selo DaSilva