Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise sociodemográfica e epidemiológica das infecções por SARS-CoV-2 em município do nordeste brasileiro / Sociodemographic and epidemiological analysis of SARS-CoV-2 infections in a municipality in northeastern Brazil

Chaves, Nayra Teresa de Castro Pereira; Chaves, André Felipe de Castro Pereira; Moraes, Hylda Mara Cruz de; Sousa, Francisca de Assis Machado de; Silva, Cintia Patrocinio; Cunha, Jany Rosy da Conceição.
Rev. enferm. UFPI ; 9: e11062, mar.-dez. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1368833

Objetivo:

Identificar características sociodemográficas e epidemiológicas de casos confirmados da infecção pela SARS-CoV-2 em município do nordeste brasileiro.

Métodos:

Estudo descritivo, epidemiológico, retrospectivo, realizado no município de Barras, estado do Piauí. A população de estudo foi composta por 317 indivíduos que tiveram diagnóstico positivo para a infecção pelo SARS-CoV-2 durante o período de abril a junho de 2020. O trabalho utilizou-se de dados secundários, extraídos pelo site da Prefeitura Municipal de Barras, e após isso, foi realizada análise estatística descritiva (frequência absoluta e relativa) dos casos.

Resultados:

Observou-se a predominância de casos em indivíduos nas faixas etárias de 30 a 39 anos, do sexo masculino e moradores da zona urbana. A maioria dos óbitos ocorreu em pessoas de 60 a 79, sexo masculino. Na evolução da doença no decorrer das semanas é notório o grande aumento de casos. Conlusão Diante do estudo realizado pode-se perceber que a infecção pela SARS-CoV-2 prevalece em homens idosos, de área urbana, sendo os idosos jovens a categoria que mais evolui para óbito. Isso requer o desenvolvimento de intervenções governamentais preventivas, como rastreio e diagnóstico precoce de casos, tratamento de suporte, uso de máscaras, conscientização das medidas de higiene, distanciamento social, ações de vigilância.
Biblioteca responsável: BR5.1
Selo DaSilva