Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nurses' coaching leadership related to practice environment within primary health care / Liderazgo coaching de los enfermeros relacionado con el ambiente de la práctica profesional en la atención primaria a la salud / Liderança coaching dos enfermeiros relacionada com ambiente da prática profissional na atenção primária à saúde

Mattos, Julio Cesar de Oliveira; Gasparino, Renata Cristina; Cardoso, Maria Lúcia Alves Pereira; Bernardes, Andrea; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Balsanelli, Alexandre Pazetto.
Texto & contexto enferm ; 31: e20210332, 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1377400
RESUMO

Objetivo:

correlacionar autopercepção dos enfermeiros e percepção dos auxiliares de enfermagem sobre liderança coaching dos enfermeiros com o ambiente da prática profissional na Atenção Primária à Saúde.

Método:

estudo transversal e correlacional com 150 profissionais de enfermagem, sendo 75 enfermeiros e 75 auxiliares de enfermagem de 13 Unidades Básicas de Saúde localizadas na Zona Sul de São Paulo, SP, Brasil. Foram aplicados Practice Environment Scale - versão brasileira, Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança e Questionário de Percepção de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem no Exercício da Liderança, no período de janeiro a maio de 2019. Foram utilizados Análise de Variância Univariada e Multivariada, Teste de Correlação de Pearson (p<0,05) e tamanho do efeito de Rosenthal.

Resultados:

entre os enfermeiros, duas correlações significantes entre os domínios dos instrumentos foram observadas comunicação e fundamentos de enfermagem voltados para a qualidade do cuidado (r=0,265; p=0,022) e comunicação com relações colegiais entre enfermeiros e médicos (r=0,263; p=0,023). Nos auxiliares de enfermagem, destacam-se comunicação e fundamentos de enfermagem voltados para a qualidade do cuidado (r=0,416) e valor total do Questionário de Percepção de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem no Exercício da Liderança e relações colegiais entre médicos e enfermeiros (r=0,409).

Conclusão:

para os enfermeiros, a comunicação contribuiu para melhor percepção da qualidade do cuidado e boas relações com médicos. Nos auxiliares, todos os domínios da liderança coaching colaboraram para percepções positivas do ambiente. A liderança coaching parece contribuir para que ambientes mais favoráveis à prática profissional sejam estabelecidos na atenção primária à saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva