Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quimio em casa: application for family members of children and adolescents using oral antineoplastic agents / Quimio en casa: aplicación para familiares de niños y adolescentes que usan antineoplásicos orales / Quimio em casa: aplicativo para familiares de crianças e adolescentes em uso de antineoplásicos orais

Franco, Gabriele Alvernaz Silva; Silva, Liliane Faria da; Seixas, Flavio Luiz; Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Pacheco, Sandra Teixeira de Araújo; Moraes, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de.
Texto & contexto enferm ; 31: e20210414, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1377402
RESUMO

Objetivo:

elaborar e validar um aplicativo móvel para a orientação de familiares de crianças e adolescentes em tratamento com antineoplásicos orais.

Método:

pesquisa metodológica desenvolvida em sete etapas busca dos temas por meio de entrevistas com vinte e três familiares de crianças e adolescentes em quimioterapia oral; estudo teórico; desenvolvimento do aplicativo móvel; validação com treze juízes especialistas; adequação; validação com doze familiares de crianças e adolescentes em quimioterapia oral e adequação final do aplicativo móvel. As entrevistas foram analisadas pelo software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires e validadas com a escala Likert, considerando-se validados itens com Índice de Concordância igual ou maior a 70%.

Resultados:

o aplicativo "Quimio em Casa" foi devolvido com duas interfaces, uma versão desktop voltada para os profissionais de saúde e o aplicativo para os familiares de crianças e adolescentes em tratamento com quimioterápicos orais. Os conteúdos que direcionaram a elaboração do aplicativo foram armazenamento; manipulação; administração; os cuidados específicos de cada quimioterápico; efeitos adversos; quando ir à emergência e checagem diária das administrações. O aplicativo foi elaborado e validado com Índice de Concordância de adequação de 96,7% entre os juízes, e de 100% pelos familiares.

Conclusão:

o aplicativo mostrou-se válido como tecnologia educacional na aplicação prática junto aos familiares de crianças e adolescentes em quimioterapia oral.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva