Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiences and Perceptions in Dyads about Ostomy Care. Meta-synthesis of Qualitative Studies / Experiencias y percepciones en díadas sobre el cuidado con ostomías. Meta-síntesis de estudios cualitativos / Experiências e percepções em díades sobre os cuidados com a ostomia. Metassíntese de estudos qualitativos

Quemba Mesa, Mónica Paola; Diaz Fernández, Jenny Katherine; Vargas Rodríguez, Leidy Yemile; Bautista Plazas, Leila; Pulido Barragán, Sandra Patricia.
Invest. educ. enferm ; 40(2): 161-178, 15 de junio 2022. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-1379633
Objetivo. Compreender as vivências e percepções das díades de cuidado (pessoa e cuidador) ao ter uma estomia de descarte. Métodos. Meta-síntese que seguiu os padrões do ENTREQ e foi registrada no PROSPERO CRD42020221755. Foi desenvolvido em três fases: (i) Busca de estudos em buscadores acadêmicos, com termos MeSH: [(Pacientes) AND (Ostomia)) AND (Cuidadores)], incluindo estudos qualitativos primários publicados entre 2000 e 2020; (ii) Avaliação da qualidade metodológica com o instrumento CORE-Q e credibilidade dos achados qualitativos sob as diretrizes do JBI; e (iii) Análise comparativa segundo as orientações dos autores Sandelowski e Barroso. Resultados. 664 estudos foram identificados; na triagem, 35 passaram para análise de texto completo, 22 para avaliação da qualidade metodológica e 10 para metassíntese. Foram identificados 43 achados qualitativos que constituíram 4 categorias: as díades desenvolvem o cuidado instrumental e emocional; sentimentos e ações ambivalentes de cuidado familiar; cuidado familiar assertivo e eficaz; e rejeição de alterações corporais e disfunção sexual. Essas categorias constituem o meta-tema central: "As díades vivem uma pausa na vida, que se restabelece em um mar de emoções e aprendizados ambivalentes; Ao mesmo tempo, constrói-se o cuidado afetivo, instrumental e assertivo". Conclusão. As pessoas que vivenciam uma estomia de remoção permanente expressam rejeição à mudança na imagem corporal, alterações na vida sexual e com o parceiro. Os cuidadores e as famílias constituem-se como principal fonte de apoio por serem facilitadores no autocuidado, por meio de relações de mutualidade e reciprocidade.
Biblioteca responsável: CO103.1
Selo DaSilva