Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos da sexualidade nos transtornos mentais comuns e na qualidade de vida de pessoas idosas / Effects of sexuality on common mental disorders and quality of life in elderly people / Efectos de la sexualidad en los trastornos mentales comunes y en la calidad de vida de las personas ancianas

Souza Júnior, Edison Vitório de; Cruz, Diego Pires; Siqueira, Lais Reis; Silva Filho, Benedito Fernandes da; Cairo, Gabriel Magalhães; Infante, Lucas Dias Brito; Sawada, Namie Okino.
Cogit. Enferm. (Online) ; 27: e83253, Curitiba: UFPR, 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1394306
RESUMO

Objetivo:

analisar os efeitos da sexualidade nos transtornos mentais comuns e na qualidade de vida de pessoas idosas.

Método:

estudo transversal realizado com 721 pessoas idosas de todas as regiões do Brasil que responderam a quatro instrumentos biosociodemográfico, EVASI, SRQ-20 e WHOQOL-Old entre os meses de julho a outubro de 2020. Os dados foram analisados por meio dos testes de Mann-Whitney e Modelagem de Equações Estruturais adotando intervalo de confiança de 95%.

Resultados:

a sexualidade exerceu efeito forte e positivo sobre a qualidade de vida (CP=0,778 [IC95%=0,680-0,862] p<0,001), enquanto sobre os transtornos mentais comuns, o efeito foi forte e negativo (CP=-0,481 [IC95%=-0,540 - -0,421] p<0,001).

Conclusão:

por ter sido identificado efeito forte sobre as variáveis, constatou-se a relevância clínica de a sexualidade ser trabalhada com mais frequência nos serviços de saúde. Assim, a sociedade se beneficia com a inserção de uma temática pouco explorada e com a fragilização dos preconceitos existentes, inclusive, entre as próprias pessoas idosas.
Biblioteca responsável: BR501.1
Selo DaSilva