Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ensino-aprendizagem baseado em jogos no contexto da educação profissional / Game-based teaching-learning in the context of technical education

Rabone Junior, José Mario.
São Paulo; s.n; 2020. 63 p
Tese em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1398643

Introdução:

A utilização de jogos educacionais para potencializar o ensino- aprendizagem vem sendo amplamente estudada nas diferentes áreas do conhecimento. Não obstante nos cursos profissionalizantes em enfermagem são escassos os relatos científicos da utilização de jogos e dos desafios que a incorporação dessas tecnologias traz aos professores.

Objetivo:

Conhecer a percepção e utilização dos professores do ensino profissionalizante em enfermagem acerca da utilização de jogos como ferramentas para o ensino-aprendizagem.

Método:

Pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória. O cenário da pesquisa foi as escolas com curso profissionalizante em enfermagem no município de Curitiba- PR. Participaram 14 professores do ensino profissionalizante em enfermagem. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da análise de discurso e à luz das teorias de ensino-aprendizagem. Este estudo atende aos princípios da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa.

Resultados:

Os discursos deram origem a três categorias analíticas Estrutura organizacional do curso técnico em enfermagem, Avaliação das experiências e Processo ensino-aprendizagem na educação profissional. A maioria dos professores entrevistados referiram já ter utilizado jogos como estratégia na sua atividade docente. Os discursos indicaram boa disposição dos professores para a utilização destas tecnologias como ferramenta de ensino-aprendizagem. Observou-se boa recepção por parte dos alunos para esta estratégia. As dificuldades apontadas à utilização dos jogos perpassam o acesso a computadores, internet e estrutura física no geral; a construção de espaços de discussão e formação, pelas instituições, possibilitando ao professor formular e testar novas ferramentas metodológicas. Os discursos acerca do papel do professor evidenciam o caráter do ensino-aprendizagem baseado em jogos de potencializar a curiosidade e a independência do aluno e propõem ao professor atuar equilibrando o fator lúdico e a competição presentes nos jogos com o componente pedagógico, por vezes motivando mais um ou o outro. Os professores reconhecem diferenças na receptividade aos jogos nas diferentes faixas etárias, onde a potencialidade dos mais jovens é a facilidade na compreensão e utilização dos conjuntos de regras enquanto nos grupos mais maduros o entendimento do componente pedagógico, do jogar para aprender, parece ser mais direto. Considerações Finais A utilização de jogos educacionais potencializa o ensino- aprendizagem despertando a curiosidade do aluno, promovendo a postura ativa, a tomada de decisões, com a segurança de um mundo fictício. Para o avanço na utilização deste tipo de tecnologias educacionais dependemos de suporte estrutural das instituições, disponibilizando laboratórios e equipamentos, promovendo a discussão do currículo e das metodologias empregadas e valorizando o ensino- aprendizagem construído por meio de metodologias baseadas em jogos educacionais. O ensino-aprendizagem utilizando jogos pode ser uma alternativa para a construção da aprendizagem significativa, uma vez quanto mais os alunos refletem e assumem papel ativo em sua aprendizagem mais subsunçores são movimentados e modificados.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1
Selo DaSilva