Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência: revisão sistemática da literatura / Assessment of the Quality of Life of People with Disabilities: A systematic review of the literature / Evaluación de la calidad de vida de las personas con discapacidad: una revisión sistemática de la literatura

Pupo, Altair Cadrobbi; Almeida, Katerine Vitoriano de; Trenche, Maria Cecília Bonini.
Distúrb. comun ; 33(1): 124-140, mar. 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS, Index Psi (psicologia) | ID: biblio-1400126

Introdução:

O conceito de Qualidade de Vida (QV) é referência central na produção do cuidado integral à saúde da Pessoa com Deficiência (PcD).

Objetivo:

Realizar a revisão sistemática da produção científica sobre QV de PcD, no período de 2009 a 2019.

Método:

Identificação de artigos mediante buscas simples e booleana pelos descritores - deficiência/pessoa com deficiência/disabled persons /persons with disabilities; avaliação/assessment/evaluation; qualidade de vida/quality of life; avaliação da qualidade de vida/assessment of quality of life, nas bases LILACS, SciELO, Cochrane Library, PubMed/MedLine e Google Acadêmico.

Resultados:

Atenderam aos critérios de seleção e foram submetidos à análise de conteúdo 19 estudos. Desses, 13 utilizaram os instrumentos criados pela OMS dois WHOQOL-100 e sete sua versão abreviada o WHOQOL-bref; um WHOQOL-OLD - módulo complementar para avaliação de pessoas idosas; uma versão Stroke-Specific Quality of Life Scale - SSQOL - específica para pessoas com acidente vascular cerebral; um o WHOQOL-DIS - específico para PcD motora e intelectual e um estudo o WHODAS 2.0. Entre os restantes um estudo usou o SF-36; um Kidscreen; um GENCAT; um QoL-Q (QQV em português) e um PedsQL versão 4.0.

Conclusão:

Os instrumentos genéricos são os mais utilizados. Eles permitem comparações da QV da PcD com outras populações, mas não permitem a observação mais aprofundada de suas especificidades. Se o objetivo da pesquisa for obter informações sobre dimensões a serem preconizadas no cuidado em saúde da PcDs é recomendável que sejam utilizados instrumentos específicos, que destacam as dimensões física, psicológica/emocional, relações sociais e meio ambiente, além dos aspectos autonomia, autodeterminação, inclusão, direitos da PcD.
Biblioteca responsável: BR195.3
Selo DaSilva