Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação permanente em lesões crônicas de pele: relato de experiência / Educación permanente en lesiones crónicas de la piel: relato de experiencia / Permanent education in chronic skin injuries: experience report

Duro, Carmen Lucia Mottin; Kaiser, Dagmar Elaine; Duarte, Erica Rosalba Mallmann; Paczek, Rosaura Soares; Araújo, Renatta Rossatto de.
Ciênc. cuid. saúde ; 21: e58953, 2022. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1404236
RESUMO

Objetivo:

relatar a experiência de Educação Permanente em Saúde, realizada por meio de ações de extensão por profissionais, docentes e estudantes de Enfermagem, sobre lesões crônicas de pele, de 2017 a 2020, com profissionais de Enfermagem em uma parceria entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Método:

relato de experiência que descreve quatro ações extensionistas. Os resultados foram correlacionados à política pública de Educação Permanente em Saúde.

Resultados:

ações desenvolvidas por meio de extensão universitária proveram a elaboração e a edição de cartilha de autocuidado das pessoas com úlceras de perna e de orientações sobre lesões de pele aos profissionais de Enfermagem. As cartilhas foram impressas e divulgadas em oficinas educativas, constituindo-se em forma de Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária à Saúde, contemplando 64 trabalhadores, em 2018, e 171, em 2019. Em 2020, em função da pandemia, o curso foi ofertado de forma virtual, na plataforma Moodle, por meio de webconferências e postagem de trabalhos, abrangendo 135 profissionais de Enfermagem. Considerações Finais as experiências relatadas e a lacuna de desenvolvimento informada como necessária à qualificação dos profissionais de Enfermagem destacaram a necessidade de Educação Permanente em Saúde para potencializar a autonomia dos profissionais de Enfermagem no cuidado de pessoas com lesões crônicas de pele na medida em que eles se constituem protagonistas do cuidado.
Biblioteca responsável: BR513.1
Selo DaSilva