Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Objeção de consciência e aborto: opiniões e conhecimentos dos estudantes de enfermagem / Objeción de conciencia y aborto: opiniones y conocimientos de los estudiantes de enfermería / Conscientious objection and abortion: opinions and knowledge of nursing students

Fontenele, Alessandra Lima; Landim, Jéssica de Souza Paes; Domingues, Pedro Henrique de Souza; Mendonça, Thaynara de Oliveira; Ferreira, Graziani Izidoro; Neves, Maria da Graça Camargo; Guilhem, Dirce Bellezi.
Ciênc. cuid. saúde ; 21: e59417, 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1404242
RESUMO Objetivo: analisar as concepções dos acadêmicos de enfermagem de uma universidade do Centro Oeste do Brasil acerca do conceito e utilização da ferramenta objeção de consciência em situações de abortamento. Métodos: estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo, realizado entre os meses de março a abril de 2016. Participaram do estudo 46 acadêmicos do 7º ao 10º semestre do curso de graduação em Enfermagem. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário eletrônico enviado por e-mail individualmente aos estudantes. Utilizou-se a análise categorial; os relatos dos participantes foram fragmentados em unidades de significados. Resultados: emergiram duas categorias para cada questão do questionário eletrônico: (1) Meus preceitos morais e crenças vão contra o aborto e não sei se teria condições emocionais e psicológicas; (2) Não me lembro e Ferramenta Legal; (3) Discriminação e comprometimento do serviço e Liberdade de pensamento; (4) Mais consciência sobre nosso papel como profissionais de saúde e ampliar a visão dos estudantes sobre os aspectos éticos e humanitários. Considerações finais: a partir das concepções dos estudantes, percebeu-se que a objeção de consciência é de suma importância quando se trabalha com a temática do aborto e poderia ser mais amplamente abordada no processo de formação acadêmica.
Biblioteca responsável: BR513.1
Selo DaSilva