Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sobrepeso y obesidad en los adolescentes / Overweight and obesity in adolescents / Sobrepeso e obesidade em adolescentes

Hidalgo Morales, Kattyta Patricia; Tisalema Panimboza, Evelina Liliana; Freire Robalino, Jorge Patricio; Jácome Cruz, Manuel Patricio.
Vive (El Alto) ; 5(14): 619-625, 2022.
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1410348
O excesso de peso e a obesidade em adolescentes tornou-se um grave problema de saúde pública, afetando tanto os países industrializados quanto os países em desenvolvimento. Isto altera a saúde com excessos de tecido adiposo, analisado com o Índice de Massa Corporal, que é um indicador antropométrico de grande valor. Objetivo. Analisar as contribuições da pesquisa sobre excesso de peso e obesidade em adolescentes com suas repercussões. Metodologia. Foi realizada uma revisão bibliográfica, coletando artigos originais de periódicos indexados e encontrados em bancos de dados científicos como Scopus, Scielo e Google Scholar. Resultados. A prevalência em adolescentes aumenta progressivamente e, se não for corrigida, estará presente em adultos, aumentando os riscos de sofrer patologias como hipertensão, alterações cardiovasculares e diabetes, alterando a expectativa de vida e a qualidade de vida. Conclusão. Os fatores causais são a má alimentação tanto dos adolescentes quanto de seus pais; nível socioeconômico, nível educacional, a diminuição da atividade física junto com o excesso de horas de televisão e o uso de tecnologia. Acompanhados por fatores genéticos. Nos adolescentes, o problema de excesso de peso e obesidade pode estar relacionado a alterações emocionais, causando baixa auto-estima, depressão e ansiedade. Para seu tratamento, a intervenção dietética é necessária, procurando mudar o comportamento, aumentando a atividade física e evitando um estilo de vida sedentário. O uso de tratamentos farmacológicos e cirúrgicos também é válido, especialmente como uma alternativa para aqueles que não conseguiram mudar hábitos alimentares saudáveis e evitar a mortalidade.
Biblioteca responsável: BO138.1
Selo DaSilva