Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Segurança do paciente: proposta de protocolo de enfermagem para avaliar e identificar riscos em unidade de urgência e emergência

Andrade, Erlon Gabriel Rego de; Caldas, Rosinelle Janayna Coêlho; Araújo, Antonio Breno Maia de; Santos, Natália Cristina Costa dos; Amorim, Silvia Tavares de; Lima, Camila Neves; Nogueira, Maicon de Araujo; Oliveira, Vera Lúcia Gomes de; Santana, Mary Elizabeth de.
Saúde Redes ; 8(Supl. 2): 19-40, 20221119.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1411477

Objetivo:

relatar a experiência de elaboração de uma proposta de protocolo de enfermagem para avaliar e identificar riscos em unidade de urgência e emergência.

Métodos:

estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido no contexto das aulas práticas supervisionadas do componente curricular Enfermagem em Urgência e Emergência, ministrado no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, no segundo semestre de 2015. Aplicou-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, tendo como cenário um hospital de pronto-socorro do município de Belém, Pará, Brasil. Utilizando a classificação padronizada da North American Nursing Diagnosis Association, foram eleitos os diagnósticos de enfermagem "risco de choque", "risco de queda", "risco de aspiração" e "risco de infecção", por sua predominância observada entre os pacientes atendidos.

Resultados:

a proposta compunha-se de nove laudas e seis seções primárias definições; finalidades; abrangência; justificativa; procedimentos operacionais para avaliar os riscos; e identificação dos riscos, cujo conteúdo foi normalizado segundo as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas para trabalhos acadêmicos. A experiência corroborou ganhos multilaterais, pois contemplou os estudantes, os docentes e o cenário de prática. Considerações Finais ancorado na Metodologia da Problematização, o processo ensino-aprendizagem conduziu os estudantes a adotarem, na sua prática diária, postura e atitude crítico-reflexivas em torno da segurança do paciente, da atuação da equipe de enfermagem e da educação em enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1973.9
Selo DaSilva