Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos do ensino do comportamento verbal para pessoas com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática / Effects of teaching of verbal behavior to people with autism spectrum disorder: a systematic review / Efectos de enseñar conducta verbal a personas con trastorno del espectro autista: una revisión sistemática

Balbino, Elisa Maria Santos; Lisboa, Maria Fabiana de Lima Santos; de Oliveira, Nadjane Carla Salustiano; Maximiano-Barreto, Madson Alan.
Distúrb. comun ; 33(4): 651-658, dez.2021. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1413287

Introdução:

Um dos domínios de sintomas centrais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é o déficit de comunicação, que pode se apresentar de diversas formas.

Objetivo:

Analisar os efeitos do ensino do comportamento verbal em pessoas com TEA.

Método:

Revisão sistemática da literatura por meio de buscas nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed, utilizando os seguintes descritores "transtorno do espectro autista"; "comportamento verbal" e "ensino", bem como seus descritores na língua inglesa. Foram selecionados estudos publicados entre 2014 e 2019, com dados que atendiam à temática estabelecida em português, espanhol e inglês.

Resultados:

A pesquisa resultou em sete artigos. O operante verbal mais frequente foi o mando, seguido pelo intraverbal e o ecóico. O ensino de comportamento verbal apresentou efeitos positivos. No mando, ocasionou a redução da ocorrência de comportamentos-problema, auxiliando em uma interação social bem-sucedida e contribuindo para um controle social e imediato sobre o ambiente. O ecoico foi apontado como o operante verbal que desempenha papel fundamental no ensino de outros comportamentos verbais. O intraverbal é importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas. A limitação dos resultados consiste em não apresentar estudos referentes a todos os operantes verbais, contemplando apenas três, assim como o intervalo de ano de publicação analisado.

Conclusão:

O ensino dos operantes verbais é importante para um melhor desempenho e desenvolvimento da comunicação funcional de pessoas com autismo, refletindo também em aspectos sociais, acadêmicos e no brincar, além da contribuição para a redução das chances de ocorrência de comportamentos disruptivos.
Biblioteca responsável: BR195.3
Selo DaSilva