Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência contra mulher: metassíntese nos periódicos Qualis A1 em Psicologia / Violence against women: metasynthesis in Qualis A1 journals in Psychology / Violencia contra mujer: metasíntesis en revistas Qualis A1 de Psicología

Miura, Paula Orchiucci; Medeiros, Alice Dantas de.
Rev. Psicol., Divers. Saúde ; 11(1)jan. 2022. ilus
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1417752

INTRODUÇÃO:

A violência contra a mulher é um problema de saúde pública com incidência global, que acontece em diversos âmbitos e que ocasiona sérios agravos para a saúde e o bem-estar físico, psicológico e social das mulheres vitimizadas.

OBJETIVOS:

Objetivou-se investigar e analisar as produções das revistas de Psicologia com Qualis A1 acerca da violência contra a mulher, por meio de uma revisão sistemática da literatura do tipo metassíntese.

MÉTODOS:

Pela Plataforma Sucupira, selecionou-se as revistas nacionais avaliadas pela CAPES no quadriênio 2013-2016. Mediante as páginas dos periódicos no banco SciELO, efetuou-se buscas com os descritores "violência contra a mulher", "violência de gênero" e "violência doméstica". A amostra final contou com seis periódicos e 27 artigos.

RESULTADOS:

Com base na leitura em profundidade, pôde-se observar o caráter cíclico da violência, em que homens e mulheres atualizam as experiências de agressão vividas na infância; o desconhecimento, por parte dos profissionais da rede de enfrentamento, dos dispositivos legais existentes na própria rede; as intervenções encontradas não compõem a política pública de enfrentamento à violência contra a mulher.

CONCLUSÃO:

Concluiu-se que a violência contra a mulher atravessa gerações e ainda é minimizada e naturalizada em diversos contextos.
Biblioteca responsável: BR333.2
Selo DaSilva