Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eficácia da ivermectina e atazanavir no tempo de recuperação dos sintomas de covid-19: uma coorte prospectiva / Effectiveness of ivermectin and atazanavir on time to resolution from covid-19 symptoms: a prospective cohort / Eficacia de ivermectina y atazanavir en el tiempo hasta lá resolución de los síntomas de covid-19: una cohorte prospectiva

Oliveira, Francisco Braz Milanez; Primo, Maísa Guimarães Silva; Lira, Vanessa Brito de Carvalho; Silva, Liriane Andressa Alves da; Parente, José Miguel Luz; Matos Neto, Emídio Marques de; Martins, Maria do Carmo de Carvalho e; Lima Neto, Adelino Soares; Oliveira, Beatriz Fátima Alves de; Mallet, Jacenir Reis dos Santos.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(2): 556-573, Maio-Ago. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1419200
Objetivo: avaliar a eficácia da Ivermectina e do Atazanavir em comparação com placebo no tempo de resolução dos sintomas e no tempo de duração da doença por COVID-19. Método: estudo observacional, de coorte prospectivo, longitudinal, descritivo e analítico com pacientes sintomáticos ambulatoriais, acompanhados por 06 meses em duas Unidades Básicas de Saúde para atendimento de COVID-19 em Teresina- Piauí, Brasil, no período de novembro a abril de 2021 identificados por amostragem aleatória 1:1:1. Foram realizados exames Reverse transcription polymerase chain reaction (RT-PCR) para confirmação laboratorial da suspeita de infecção pelo novo coronavírus e avaliação sociodemográfica e clínica. Resultados: dos 87 pacientes randomizados, 62,1% (n=54) eram do sexo masculino, com média de idade de 35,1 anos, possuíam companheira (53,9%), baixa renda (50,6%), eutróficos (40,7%) e sem comorbidades de saúde (78,2%). Não houve diferença entre o tempo médio para resolução dos sintomas, que foi de 21 dias (IQR, 8-30) no grupo atazanavir, 30 dias (IQR, 5-90) no grupo ivermectina em comparação com 14 dias (IQR, 9-21) no grupo controle. No dia 180, houve resolução dos sintomas em 100% no grupo placebo, 93,9% no grupo atazanavir e 95% no grupo ivermectina. A duração mediana da doença foi de 08 dias em todos os braços do estudo. Conclusão: o tratamento com atazanavir (6 dias) e ivermectina (3 dias) não reduziu o tempo de resolução dos sintomas e nem o tempo de duração da doença entre os pacientes ambulatoriais com COVID-19 leve em comparação com o grupo placebo. Os resultados não suportam o uso de ivermectina e atazanavir para tratamento de COVID-19 leve a moderado.
Biblioteca responsável: BR513.1
Selo DaSilva