Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Protocolos para atendimento de saúde mental na atenção primária: subsídios para transformação da assistência / Protocols for mental health care in primary-level services: subsidies for transforming the assistance provided / Protocolos para la atención de la salud mental en la atención primaria: contribuciones para transformar la atención

Cordeiro, Gisele Fernandes Tarma; Santos, Tatiana Marques dos; Ferreira, Rosa Gomes dos Santos; Guljor, Ana Paula Freitas; Peters, Angela Aparecida; Peres, Maria Angélica de Almeida.
Cogitare Enferm. (Online) ; 27: e82680, 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1421305
RESUMO

Objetivo:

analisar as repercussões no atendimento em saúde mental pela implantação de Protocolos de Conduta Assistencial em Unidade Básica de Saúde, em Juiz de Fora - MG - BR.

Método:

estudo histórico-social, realizado no ano de 2018, tendo por fontes diretas, documentos escritos e depoimentos orais, analisadas pelos pressupostos da Reforma Psiquiátrica.

Resultados:

apresentam-se as categorias a) Reorganização da assistência em saúde mental por implantação de Protocolos de Conduta; b) Processo de referência e contrarreferência entre Unidade Básica de Saúde e serviços de atenção especializada em saúde mental; c) Transformação da assistência em saúde mental.

Conclusão:

protocolos organizaram a rede de atenção em saúde mental, sustentando a capacitação multiprofissional, introduzindo atenção primária à saúde como porta de entrada para acolhimento, tratamento e acompanhamento em saúde mental territorial.
Biblioteca responsável: BR501.1
Selo DaSilva