Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Modelo explicativo de não adesão ao paradigma psicossocial da saúde mental / Explanatory model of non-adhesion to the psychosocial mental health paradigm / Modelo explicativo de la no adhesión al paradigma psicosocial de la salud mental

Sousa, Patrícia Fonseca de; Maciel, Silvana Carneiro; Pimentel, Carlos Eduardo; Dias, Camila Cristina Vasconcelos; Menezes, Thaís de Sousa Bezerra de.
Psico USF ; 27(4): 765-778, Oct.-Dec. 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, Index Psi (psicologia) | ID: biblio-1422351
Este estudo teve como objetivo propor um modelo explicativo de não adesão ao paradigma psicossocial da saúde mental a partir dos estereótipos, das crenças sobre a etiologia da doença mental, da percepção de ameaça e do preconceito. Para tanto, contou-se com a participação de 400 universitários, com média de idade de 24,64 anos (DP = 6, 64), sendo a maioria do sexo feminino (75,6%). Para a proposição do modelo, foi realizada uma path analysis. O modelo proposto demonstrou que quanto maior a percepção de ameaça e a concordância com o estereótipo de incapacidade, menor o apoio ao paradigma psicossocial. Ademais, verificou-se que as crenças acerca da etiologia da doença mental e os estereótipos estão na base da percepção de ameaça e todas essas variáveis juntas predizem maior preconceito. Os achados desta pesquisa fornecem subsídios científicos para a realização de intervenções eficazes e consistentes que fortaleçam o paradigma psicossocial no cenário nacional. (AU)
Biblioteca responsável: BR1249.1
Selo DaSilva