Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Organizational politics and professional struggles in nursing / Políticas organizacionales y luchas profesionales en enfermería / Política organizacional e lutas profissionais na enfermagem

França, Iraci do Carmo de; Aperibense, Pacita Geovana Gama de Sousa; Progianti, Jane Márcia; Peres, Maria Angélica de Almeida; Almeida Filho, Antonio José de; Santos, Tania Cristina Franco.
Rev. bras. enferm ; 76(1): e20220180, 2023.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1423169
RESUMO

Objetivo:

analisar as lutas profissionais entre entidades organizativas da enfermagem, no Rio de Janeiro, durante o processo eleitoral do Conselho Regional de Enfermagem (gestão 1990-1993).

Método:

estudo histórico. Utilizamos matérias jornalísticas, documentos normativos, legislações e entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais de enfermagem que participaram desse processo. A interpretação dos achados foi apoiada pelos conceitos de habitus, campo, capital, e poder simbólico de Bourdieu.

Resultados:

as alterações no Código Eleitoral do citado conselho, sob influência da gestão (1987-1990), candidata à reeleição, influenciaram na divulgação e nos critérios de elegibilidade, dificultando a ampla participação, especialmente, da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Rio de Janeiro. Considerações finais a enfermagem, nesse período, gerou um campo de disputas relacionadas às posições de poder e de gênero, o que se evidenciou no processo eleitoral estudado, que ressaltou o uso de estratégias limitantes por parte de um grupo, dificultando a participação de toda a categoria.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva