Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Genomic surveillance and sequencing of SARS-CoV-2 across South America / Vigilancia genómica y secuenciación del SARS-CoV-2 en América del Sur / Vigilância genômica e sequenciamento do SARS-CoV-2 na América do Sul

Ribeiro Dias, Maria Fernanda; Andriolo, Bruce Veiga; Silvestre, Diego Henrique; Cascabulho, Paula Lopes; Leal da Silva, Manuela.
Rev. panam. salud pública ; 47: e21, 2023. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1424255
RESUMO Após 2 anos da pandemia de covid-19, os protocolos usados para controlar a infecção necessitam maior atenção e análise. Apresentamos dados sobre as sequências genômicas completas do SARS-CoV-2 depositadas no banco de dados do a iniciativa internacional para o intercâmbio de dados sobre os vírus da influenza (GISAID) entre janeiro de 2021 e 31 de maio de 2022. Construímos o perfil de distribuição das variantes do SARS-CoV-2 na América do Sul, destacando a contribuição e a influência de cada variante ao longo do tempo. O monitoramento das sequências genômicas do GISAID ilustra a negligência no acompanhamento de pacientes infectados na América do Sul e as discrepâncias entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento com relação ao número de genomas completos depositados ao longo da pandemia. Enquanto a Europa e a América do Norte respondem por mais de 9 milhões dos genomas depositados no GISAID, a África e a América do Sul depositaram menos de 400 000 sequências genômicas. A vigilância genômica é importante para detectar sinais de alerta precoces de novos vírus circulantes, auxiliar na descoberta de novas variantes e controlar pandemias.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva