Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O que pensam os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE) de João Pessoa-PB sobre os cartazes de dengue, zika e chikungunya veiculados pelo Ministério da Saúde (2013-2017)? / What do community health agents (ACS) and endemic combat agents (ACE) of João Pessoa-PB think about the dengue, zika chikungunya posters released by the Ministry of Heath (2013-2017)? / ¿Qué piensan los agentes comunitarios de salud (ACS) y los agentes de combate a las endemias (ACE) de João Pessoa-PB sobre los carteles de dengue, zika y chikungunya vehiculados por el Ministerio de Salud (2013-2017)?

Brito, Priscila Torres de; Andrade, Natália Fernandes de; Prado, Elizabeth Alves de Jesus; Barros, Alana Dantas; Mendonça, Ana Valéria Machado.
Tempus (Brasília) ; 14(2): 43-58, abri. 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1426183
Dengue, zika e chikungunya são arboviroses recorrentes no contexto urbano brasileiro. O ano de 2016 foiepidêmico para as três doenças. Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE) exercem papel fundamental para a prevenção e o controle dessas doenças, e a comunicação em saúde faz parte do trabalho desses profissionais, subsidiando a tomada de decisão da comunidade. A pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção dos ACS e ACE sobre os cartazes veiculados pelo Ministério da Saúde em relação às arboviroses pesquisadas.A pesquisa foi realizada no município de João Pessoa-PB, e os dados qualitativos foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas; a pergunta norteadora sobre os cartazes selecionados foi analisada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).Entre os sete ACS e quatro ACE entrevistados, foram identificadas cinquenta expressões-chave, que foram distribuídas nas quatro ideias centrais, geradoras dos discursos-síntese(1) trabalho informativo; (2) adequação dos conteúdos; (3) dificuldades; e (4) comunicação e mobilização. Este trabalho evidenciou uma breve avaliação dos ACS e ACE sobre uma amostra de cartazes sobre dengue, zika e chikungunya no município de João Pessoa-PB. Quanto ao trabalho dos agentes com os materiais impressos,puderam-se observar pontos positivos e negativos em relação à comunicação para a promoção da saúde por meio desses materiais. (AU)
Biblioteca responsável: BR1935.9
Selo DaSilva