Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dentifrícios fluoretados e o SUS-Brasil: o que precisa ser mudado? / Fluoride toothpastes and SUS-Brazil: what needs to be changed? / Pastas de dientes fluoradas y SUS-Brasil: ¿qué necesita ser cambiado?

Cury, Jaime Aparecido; Miranda, Luis Fernando Bandeira; Caldarelli, Pablo Guilherme; Tabchoury, Cinthia Pereira Machado.
Tempus (Brasília) ; 14(1): 9-27, jul. 3, 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1426488
O presente estudo aborda as mudanças necessárias que devem ser implementadas para que toda a população brasileira possa ser beneficiada pelo uso de dentifrícios fluoretados em termos de prevenção de cárie dentária. Foi realizada uma busca da literatura sobre concentração de fluoreto em dentifrícios brasileiros, nas bases de dados Lilacs, PubMed, SciELO e nos arquivos do laboratório de Bioquímica Oral da FOP-UNICAMP. Os resultados mostram que desde o início da década de 1980, quando se iniciou o acompanhamento das concentrações de fluoreto em dentifrícios brasileiros, muitos dentifrícios não são capazes de manter uma concentração mínima de fluoreto solúvel para fornecer benefício anticárie. Este é um problema recorrente não só com os dentifrícios de livre venda presentes no comércio, mas principalmente com aqueles comprados por licitação pública pelo SUS e distribuídos para a população. A regulamentação brasileira vigente (Resolução 79, Anvisa, 28/08/2000) estabelece apenas a concentração máxima de fluoreto total que um dentifrício deve conter, mas não a mínima solúvel necessária para garantir o benefício anticárie da formulação. Uma mudança, estabelecendo a concentração mínima de fluoreto solúvel que um dentifrício deveria manter por determinado tempo após sua fabricação, não só beneficiaria o consumidor brasileiro, mas principalmente todos os usuários do SUS, porque poderia ser referendada nos editais de licitação de compra de dentifrícios. (AU)
Biblioteca responsável: BR1935.9
Selo DaSilva