Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fluoteração das águas de abastecimento público no estado de Pernambuco: do estado da arte à vigilância da saúde bucal / Fluoridation of the waters of public supply in the state of Pernambuco: the state of the art and the vigilance of oral health / Fluoteración de aguas de suministro público en el estado de Pernambuco: del estado del arte a la vigilancia de la salud

Nascimento, Clébia Roberta Eufrazio do; Andrade, Brenda Rocha Borba de; Silva, José Alison Baracho da; Martelli, Petrônio José de Lima.
Tempus (Brasília) ; 14(1): 77-88, jul. 3, 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1426971
A cárie dentária representa, em termos de saúde bucal, o principal agravo em saúde pública no Brasil, atingindo, ainda que de modo desigual, grande parte da população brasileira. O uso do flúor em saúde pública, sob a forma de fluoreto, é considerado o principal fator de proteção, decisivo para a obtenção de expressiva redução na prevalência da doença. A fluoretação das águas é considerada a principal medida para reduzir a prevalência da doença. Apesar da fluoretação ser obrigatória no Brasil desde 1974, várias cidades brasileiras não fluoretam suas águas. O objetivo deste estudo foi analisar teores de flúor nas águas de abastecimento público da 3ª macrorregião de saúde de Pernambuco, em municípios com 50.000 habitantes ou mais.Trata-se de uma pesquisa de estudo analítico transversal a partir da comparação obtida pelos dados primários do projeto VIGIFLÚOR e secundários disponibilizados pela COMPESA,Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISÁGUA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS). Foi observado a presença de flúor natural em teores significativos nos mananciais, porém essa concentração não chega na ponta da rede de abastecimento público. Este estudo reforça a necessidade de que a água de abastecimento dos municípios de Serra Talhada, Arcoverde e Buíque sejam fluoretados artificialmente e o seu controle de vigilância seja realizado por meio de programas de heterocontrole, para atingir seu benefício máximo para proteção da cárie e evitar o risco de causar fluorose. (AU)
Biblioteca responsável: BR1935.9
Selo DaSilva