Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As ruínas da Velha Jaguaribara: Impactos e prejuízos do deslocamento compulsório / The ruins of Velha Jaguaribara: Impacts and damages of compulsory displacement / Las ruinas de Velha Jaguaribara: Impactos y daños del desplazamiento forzoso

Freitas, Maria Lívia Pinheiro de; Bessa, Renata Bezerra de Holanda; Ferreira, Karla Patrícia Martins; Farias, Luiza de Andrade Braga.
Estud. psicol. (Natal) ; 27(2): 249-260, mai-ago 2022.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1427321
Este estudo visou investigar os efeitos do processo de deslocamento compulsório vivenciado pelos moradores de Nova Jaguaribara decorrente da construção da barragem do Castanhão no estado do Ceará. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. O estudo contou com 08 participantes, de ambos os sexos, moradores da Velha Jaguaribara. Estes responderam a uma Entrevista Narrativa, que possibilita compreender como o participante percebe e vivencia o ambiente ao seu redor. As entrevistas foram compreendidas por meio da análise textual no software Iramuteq. Os resultados apontam que populações afetadas por deslocamentos compulsórios são expostas a situações extremamente danosas. Percebe-se a manifestação de sofrimento psíquico e dificuldade de vinculação ao novo lugar, que pode culminar em um luto prolongado. Discute-se como o entendimento das relações humano-ambientais pode auxiliar no estabelecimento de intervenções que favoreçam comunidades deslocadas.
Biblioteca responsável: BR1274.1
Selo DaSilva