Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caminhos para articulação da Educação Alimentar e Nutricional com o currículo escolar: relato de experiência no contexto do ensino fundamental / Paths for the articulation of Food and Nutrition Education with the school curriculum: an experience report in the context of elementary school

Santos, Ana Beatriz Macêdo Venâncio dos; Souza, Guilherme Silva Freire de; Mendonça, Ilis Nogueira; Nonato, Larissa Ferreira Tavares; Alves, Maria das Graças Diniz; Oliveira, Maria dos Aflitos Soares de; Araújo, Raymme Ramos de; Domingos, José Douglas Bernardino; Silva, Jhulia Evilys Dias da; Rodrigues, Lucas Moura; Costa, Thalia Amvannara Melo da; Palmeira, Poliana de Araújo.
Demetra (Rio J.) ; 16(1): e56719, 2021.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1428150

Objetivo:

Este artigo visa relatar a experiência da construção e implementação de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) transversais aos componentesdo currículo escolar do ensino fundamental.

Método:

As ações foram realizadas entre agosto e dezembro de 2020 em uma escola pública na Paraíba, com base em conteúdos previstos no Marco de EAN para as políticas públicas e no Guia alimentar para a população brasileira, transversalmente associados ao desenvolvimento cognitivo e conteúdosde português e matemática.

Resultados:

Nos resultados foram descritas as estratégias aplicadas nas ações de EAN e na articulação com componentes curriculares da escola,segundo a idade escolar dos alunos. Com a vivência observou-se, no recurso lúdico, como jogos e contação de histórias, uma estratégia necessária ao engajamento dos alunos nas ações. A articulação entre EAN e o currículo escolar foi viável devido à disponibilização do planejamento pedagógico em curso por todos os professores da escola. O desenvolvimento de ações de EAN adaptadas à idade escolar do aluno garantiram melhor aprendizado e participação dos escolares.

Conclusão:

As ações transversais de EAN são desafiadoras e demandam criatividade, vínculo entre os educadores e a equipe da escola e planejamento adequado à realidade territorial e das turmas.
Biblioteca responsável: BR1691.9
Selo DaSilva