Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Surto de microorganismos em unidade hospitalar em época de pandemia da covid-19 / Outbreak of microorganisms in a hospital unit during the covid-19 pandemic / Estallido de microorganismos em uma unidad hospitalaria durante la pandemia covid-19

Rodrigues, Emylie Lechman; Gehring, Gabriela Margraf; Gaspar, Maria Dagmar da Rocha; Borges, Pollyanna Kássia de Oliveira.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-8, mar. 20, 2023. graf, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1428837

Objetivo:

quantificar e investigar casos de microrganismos durante o primeiro ano da pandemia da COVID-19, em hospital da região sul do Brasil, referência para tratamento de sintomáticos da doença e, analisar os desfechos das infecções pelos microrganismos estudados.

Métodos:

estudo transversal realizado em unidade hospitalar de ensino da região dos Campos Gerais - Paraná. Analisouse os exames de cultura positivas coletadas após 48 horas de internação dos pacientes, juntamente com o perfil de sensibilidade destes microrganismos. Os dados correspondem ao período entre janeiro de 2020 a janeiro de 2021 e foram analisados descritivamente segundo microrganismo, sensibilidade e óbitos.

Resultados:

houve crescimento na detecção de microrganismos no intervalo de agosto/20 e janeiro/21, correspondente ao período pandêmico da COVID-19. Os microrganismos mais frequentes foram Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Também observou-se maior frequência de óbitos por infecções relacionadas à assistência à saúde nas unidades de terapia intensiva no mesmo período.

Conclusão:

verificou-se aumento da incidência de microrganismos associados a infecções relacionadas à assistência à saúde em paralelo ao crescimento da pandemia na região estudada e, uma maior frequência de óbitos por infecções relacionadas à assistência à saúde na ala de atendimento exclusivo COVID-19. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva