Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Glaucoma and aging: therapeutic difficulties experienced by the elderly / Glaucoma e envelhecimento: dificuldades terapêuticas vivenciadas por idosos

Galdino, Maria Clara Palitot; Galdino, Elizabeth Maria Palitot; Trigueiro, Débora Raquel Soares Guedes; Cavalcanti, Carla Christina de Lima Pereira Bezerra; Lucena, Kerle Dayana Tavares de; Matos, Suellen Duarte de Oliveira; Abreu, Luiz Carlos.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-1434345

Introdução:

dentre as doenças crônico-degenerativas visuais, o glaucoma constitui um problema de saúde pública por sua alta incidência e incapacidade. Assim, o Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma foi criado para melhorar o acompanhamento e evitar prognósticos sombrios.

Objetivos:

objetivo é analisar as dificuldades dos idosos no uso do colírio para tratamento do glaucoma.

Método:

pesquisa exploratória em população composta por pacientes de terceira idade com glaucoma, atendidos na Unidade Integrada do Ipiranga vinculada à Atenção Primária do Distrito III (João Pessoa- PB). O tamanho da amostra foi de 61 participantes, um questionário foi o instrumento para a coleta de dados.

Resultados:

na caracterização da amostra 38 (62,3%) eram do sexo feminino, 53 (87%) recebem de 1 a 2 salários mínimos e 23 (37,7%) estudaram só até o primário. Quanto à administração, 37(60,7%) não têm problemas para lembrar se já usaram o colírio, 39 (63,9%) não sentem dificuldade ao usá-lo e 34 (55,7%) não conseguem acompanhar seu uso na assistência básica. Discussão A maioria revelou-se feminina, de baixa renda e desacompanhada da assistência básica neste quesito. Uma parcela significativa também se mostrou de baixa escolaridade. Contudo, apesar das limitações, a predominância revelou cumprir a terapêutica.

Conclusão:

Após aplicação do questionário foram detectados empecilhos próprios à adesão medicamentosa nos idosos. A falta de acompanhamento na atenção básica só acrescenta mais um desafio, por isso a educação do público possibilitaria menores taxas de abandono e melhores prognósticos.
Biblioteca responsável: BR1251
Selo DaSilva