Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Satisfacción de pacientes desde la perspectiva de los valores ético-profesionales de la relación odontólogo-paciente

Ramírez-Osorio, Paula Andrea; Armijos-Moreta, Jaime Fernando; Gavilanez-Villamarín, Silvia Marisol.
Rev. inf. cient ; 101(5)oct. 2022.
Artigo em Espanhol | LILACS-Express | ID: biblio-1441956

Introdução:

A ética profissional permite qualificar os atos humanos sob uma perspectiva afirmativa ou negativa, onde os valores éticos e sociais permitem relações efetivas no ambiente profissional.

Objetivo:

Identificar o nível de satisfação do paciente desde a perspectiva dos valores éticos da relação dentista-paciente dos consultórios "Centro Odontológico Integral" do Dr. Guillermo Méndez e "Design Dental" do Dr. Freddy Santillán, Santo Domingo de Tsáchilas, Equador.

Método:

Realizou-se um estudo transversal descritivo, através da aplicação de um questionário a 44 pacientes das referidas clínicas onde foram analisadas as variáveis satisfação no relacionamento interpessoal, satisfação com a qualidade do atendimento, escala de avaliação do atendimento odontológico e ideal tempo de espera na consulta, após receber seu tratamento odontológico.

Resultados:

89% dos entrevistados perceberam uma relação amigável e favorável com o dentista. Quanto à satisfação com a qualidade do atendimento, 41% consideraram ter criado vínculo interpessoal com seu dentista, 59% não. Quanto à avaliação da assistência odontológica, 64% atribuíram nota máxima de 10 pontos. 25% dos pacientes concordaram que o tempo ideal de espera na consulta deveria ser de 20 minutos e outro alto percentual, 48%, considerou que o ideal seria de 30 minutos.

Conclusões:

Mais de metade dos pacientes indica que se sente satisfeito com o tratamento prestado pelo médico dentista.
Biblioteca responsável: CU1.1
Selo DaSilva