Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ways of living and working of Haitian immigrants in Western Paraná/Brazil / Modo de vida y trabajo de inmigrantes haitianos en el oeste de Paraná/Brasil / Modos de vida e trabalho de imigrantes haitianos no Oeste do Paraná/Brasil

David, Jean Bart; Rizzotto, Maria Lucia Frizon; Gouvêa, Leda Aparecida Vanelli Nabuco de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 57(spe): e20230030, 2023. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1449204
RESUMO

Objetivo:

Analisar o processo migratório, os modos de vida e trabalho de haitianos que residem no município de Cascavel-Paraná e suas expressões nas condições de saúde, no padrão de consumo e na vida política e ideológica.

Método:

Pesquisa observacional transversal. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, de dezembro de 2019 a dezembro de 2020 com 128 participantes, imigrantes haitianos residentes no município. Para análise, utilizou-se estatística descritiva simples, discutidos com a literatura pertinente, tendo como referencial a teoria da determinação social.

Resultados:

A maioria dos participantes foi da população masculina 75,0% (n = 96), adultos jovens 71,0% (n = 91), falam duas línguas ou mais 87,5% (n = 112), de religião católica 61,7% (n = 79), com escolaridade de nível médio ou acima 57,0% (n = 73). Consideram boas suas condições de vida e saúde, mas estão insatisfeitos com as condições de trabalho e salário.

Conclusão:

O favorecimento da vinda de imigrantes haitianos para atuarem em frigoríficos da região, pode indicar exploração do trabalho de grupos vulneráveis econômica e socialmente. Políticas de integração e o reconhecimento da formação escolar do país de origem, podem contribuir para melhorar a condição de vida desta população.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1
Selo DaSilva