Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qual o lugar epistemológico da psicanálise? / What is the epistemological place of psychoanalysis? / ¿Qué lugar epistemológico ocupa el psicoanálisis?

Fontes, Flávio Fernandes; Sales, André Luis Leite de Figueirêdo.
Psicol. rev. (Belo Horizonte) ; 26(2): 760-775, maio-ago. 2020.
Artigo em Português | LILACS, Index Psi (psicologia) | ID: biblio-1507224
Analisamos uma posição epistemológica autoatribuída por alguns psicanalistas e a nomeamos como "Teoria da Singularidade Epistemológica Absoluta da Psicanálise" (TSEAP). Ela consiste na ideia de que a psicanálise não é espécie de nenhum gênero; não é ciência, não é filosofia, não é arte, etc. Examinamos diferentes justificações para a TSEAP 1) a descoberta de um objeto inédito na história do saber o inconsciente; 2) a invenção de um novo

método:

a associação livre; 3) a invenção de um novo método de produção de conhecimento a metapsicologia. À luz da perspectiva dos estudos freudianos críticos, realizamos um exame crítico dessas justificativas e concluímos que nenhuma das justificativas se sustenta. Por fim, propomos uma formulação diferente a psicanálise não deve ser concebida como uma espécie sem gênero, mas sim como uma espécie que pertence a vários gêneros diferentes.
Biblioteca responsável: BR370.1
Selo DaSilva