Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Occurrence of Fatigue and Pain in Oncology Patients: Serie of Case Reports / Ocorrência de Fadiga e Dor em Pacientes Oncológicos: Série de Casos Clínicos

Ramos, Amanda Gabriela Pereira; Dantas, Juliana Borges de Lima; Freire, Tila Fortuna Costa; Martins, Gabriela Botelho; Carrera, Manoela; Medrado, Alena Ribeiro Alves Peixoto.
J. health sci. (Londrina) ; 25(2): 72-77, 20230630.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1510174
A fadiga é uma alteração reversível das funções biológicas, físicas e psíquicas, proveniente do desequilíbrio do organismo. Em pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP), a fadiga tem sido citada como um dos sintomas mais frequentes, principalmente em indivíduos com metástase. Pode limitar de forma significativa as atividades diárias, de modo a ser considerada uma condição crônica, em especial, quando associada à sintomatologia dolorosa. Este trabalho objetiva relatar a ocorrência de fadiga e dor em pacientes com CCP. Tratou-se de uma série de casos clínicos, de caráter prospectivo, que descreve a história clínica de quatro pacientes com CCP submetidos ao tratamento radioquimioterápico, usuários de um serviço de oncologia público. Para avaliação do grau de fadiga, foi aplicado o questionário Brief Fatigue Inventory em cinco momentos distintos, durante o tratamento antineoplásico e para a análise da dor, foi utilizada uma escala analógica de dor. A análise dos questionários demonstrou que a fadiga foi uma queixa frequente e se intensificou com o avanço da terapia antineoplásica. Sua ocorrência também esteve relacionada à dificuldade de execução de atividades cotidianas. A sintomatologia dolorosa foi relatada pelos pacientes em diferentes graus. A ocorrência de fadiga e dor em pacientes com CCP apresenta variabilidade em razão da experiência vivida pelo próprio indivíduo refletida pelo seu contexto socioeconômico e cultural e a sua percepção pessoal acerca do processo de adoecimento.(AU)
Biblioteca responsável: BR1896.9
Selo DaSilva