Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Elaboração e validação de vídeos sobre primeiros socorros: produção baseada na demanda de saber de professores e funcionários da educação infantil / Elaboration and validation of videos about first resources: production based on the demand for knowledge of teachers and employees in early childhood education

Miranda, Priscila da Silva.
Niterói; s.n; 2022. 176 p.
Tese em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1510180

Introdução:

No contexto escolar, diferentes tipos de injúrias não intencionais, conhecidas como acidentes, ocorrem de acordo com a idade e estágio de desenvolvimento físico e psíquico infantil. A maior incidência dos acidentes ocorre em creches e pré-escolas, que atendem crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Nesse contexto, em situações em que se faz necessário o atendimento em primeiros socorros, professores e funcionários necessitam atuar, ainda que nem sempre estejam capacitados para realização de cuidados imediatos em casos de acidentes, a fim de manter as funções vitais e evitar agravamento. Assim, a educação em saúde apresenta-se como uma estratégia eficaz para o enfrentamento de possíveis déficits de conhecimento dos professores e funcionários acerca de ações de primeiros socorros às crianças em situações de emergência. Uma forma de propiciar a capacitação é através da tecnologia educacional no formato de vídeo, essa tecnologia possui um baixo custo e é de grande alcance.

Objetivos:

identificar a experiência de professores e funcionários da educação infantil na prestação de cuidados de primeiros socorros à criança; descrever os cuidados realizados por professores e funcionários frente ao acidente no contexto escolar; elencar os conteúdos considerados necessários por professores e funcionários para a elaboração de vídeo educativo sobre primeiros socorros a criança no ambiente escolar; elaborar um vídeo educativo sobre cuidados de primeiros socorros à criança no ambiente escolar; validar vídeo educativo sobre primeiros socorros à criança no ambiente escolar com juízes especialistas e público-alvo.

Método:

trata-se de um estudo metodológico, que foi desenvolvido em seis etapas busca dos temas, estudo teórico, elaboração do vídeo educativo, validação com juízes especialistas, adequação do vídeo e validação do vídeo com o público-alvo. A busca dos temas ocorreu a partir de entrevistas realizadas com professores e funcionários, analisadas por meio do software IRAMUTEQ. Posteriormente sucedeu-se o estudo teórico para fundamentar a elaboração do vídeo que foi validado por juízes especialistas e público-alvo através do índice de concordância (IC) com um valor maior ou igual a 70%.

Resultados:

Constata-se que os professores e funcionários experienciaram muitos acidentes e agravos a saúde no ambiente escolar como queda, convulsão, mordidas, ferimentos e trauma na cabeça. Assim os cuidados empreendidos envolvem uma heterogeneidade de ações, que tem como base a gênese da informação adquirida através do senso comum, especialistas e curso de primeiros socorros. Os temas e conteúdos elencados pelos professores e funcionários foram quedas com o olhar para fraturas e trauma na cabeça; ferimentos e cortes; convulsão, engasgo; trauma dental e parada cardiorrespiratória. além de apontarem por necessário abordar aspectos que envolvam autoconfiança, biossegurança e utilização de recursos mínimos nesta assistência. Em virtude do número de temas decidiu-se elencar três temáticas para iniciar a série de vídeos que foram engasgo, quedas e convulsão. Assim, foram desenvolvidos os vídeos que passaram por validação de juízes especialistas na qual obteve elevado IC de 98%, 99% e 98% para os vídeos engasgo, queda e convulsão respectivamente. Após essa etapa foi realizada a avaliação pelo público-alvo, que validou os vídeos com IC de 100% convulsão e queda e 96% para o vídeo sobre engasgo, assim não foram necessárias adequações aos vídeos. Considerações Finais A pesquisa teve rigor metodológico para criar uma tecnologia educacional confiável e validada podendo ser utilizada no processo de educação em saúde junto aos professores e funcionários da educação infantil, para prestação de cuidados de primeiros socorros à criança no ambiente escolar. Aspectos Éticos A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Instituição proponente.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1; D 614.07, M672
Selo DaSilva